Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco da banda, Rocka Rolla, foi lançado em 1974 pela Gull Records. A partir do disco Sin After Sin, o terceiro da banda, todos os seus trabalhos foram lançados pela Columbia/Sony até 1990. A banda vendeu cerca de 50 milhões de discos em 44 anos de existência.
História
A banda Judas Priest pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno. O Judas Priest foi uma das mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70 encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal ou simplesmente NWOBHM (Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Led Zeppelin, adicionaram uma frente de ataque com duas guitarras e também foram os responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock britânico dos anos 70 formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock entre os apreciadores de rock.Primórdios 1969-1976
Formada por originalmente Al Atkins (vocalista), K.K. Downing (guitarrista), Ian Hill (baixista) e John Ellis (baterista). O nome Judas Priest (baseado no nome de uma música de Bob Dylan, The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest) já havia sido usado por uma banda anterior de Atkins e Ellis, que logo sairiam da nova formação, dando lugar a Rob Halford (vocalista) e John Hinch (baterista) (baterista) que tinham tocado na banda Hiroshima. Mais tarde se juntou à banda mais um guitarrista, Glenn Tipton (as guitarras dobradas seriam mais uma marca a ser imitada entre as bandas de heavy metal inglesas que se seguiram).Durante anos, lançando discos por selos locais, a banda não conseguiu sair do underground (a sonoridade era realmente má) mas conseguiu juntar uma legião de seguidores e outras bandas que copiavam seu estilo.
Rocka Rolla
O álbum estreia da banda foi Rocka Rolla, em 1974. O disco foi produzido por Rodger Bain, que ficou conhecido por produzir os três primeiros álbuns do Black Sabbath. Após o lançamento, o baterista John Hinch abandonou a banda e foi substituído por Alan Moore (que havia tocado algumas vezes com o Priest logo após a saída de Ellis).A banda aproveitou as composições de Al Atkins sendo bem cantadas por Halford, mas o álbum não teve tão boa repercussão pela crítica.
Sad Wings of Destiny
A banda lança Sad Wings of Destiny em 1976, disco bem participativo por Rob Halford, teve boa repercussão pela crítica mas foi o último gravado pela Gull Records.Foi devido à falta de apoio por parte da Gull Records que levou a banda a assinar contrato com a Columbia Records. Logo de seguida a banda perdeu todos os direitos em relação aos dois primeiros discos, bem como todas as demos até aí gravadas.
Mesmo tendo sido lançado em 1976 e ser apenas o 2º álbum de estúdio dos Metal Gods, Sad Wings of Destiny é até hoje eleito por muitos como o melhor trabalho da banda. Foi talvez um dos mais pesados já realizados pelo Judas Priest, foi o grande passo para a entrada da banda no mundo 100% do Heavy Metal, marcando um grande avanço e transição de estilo do primeiro álbum, estilo que a banda seguiu e aprimorou durante toda a década de 70, foi um disco que marcou época, eleito também um dos mais influentes do estilo, e que inspiraram várias outras bandas.
O vocal de Rob Halford talvez tenha sido o melhor de todos nesse álbum, sua voz marcante começa a ganhar tom nesse trabalho, onde fica claro a grande "familiaridade" entre todos os integrantes. Grandes faixas foram produzidas e que marcariam a história do Heavy Metal, Tyrany, Island of Domination, The Ripper, Dreamer Deceiver, entre outras. E é claro a maior e melhor faixa de todo o disco, que posteriormente se tornaria um hino do estilo, Victim of Changes, mostra toda a habilidade e capacidade do Judas, não tão evidenciada no álbum anterior, a voz do deus do metal ficou simplesmente perfeita aqui.
Sin After Sin 1977-1979
Com o álbum Sin After Sin de 1977 a banda apareceu pela primeira vez nas paradas inglesas, com pesos como Sinner, Dissident Aggressor e Call For The Priest, que até hoje são pedidas nos shows e a Diamonds and Rust, um cover da cantora de Folk Joan Baez. Foi o álbum estreia do jovem baterista Simon Phillips de apenas 19 anos.Stained Class
Com o lançamento de Stained Class em 1978, o Judas Priest já era considerada uma banda bastante influente, faixas como Exciter e Beyond the Realms of Death que fizeram o álbum ser um dos melhores já lançados pela banda.Neste álbum, o Judas Priest encontra-se numa fase transitiva, de um Heavy Rock para o Heavy Metal propriamente dito. Dentre os álbuns da década de 70, todos possuíam uma sonoridade mais Hard Rock, e "Stained Class" leva um peso maior nas suas músicas.
A faixa "Better By You, Better Than Me", na época, foi envolvida em um escândalo pois foi acusada de envolver dois suicídios de adolescentes nos Estados Unidos. A mídia então, usou um grande sensacionalismo contra a banda e a banda foi processada pela família dos envolvidos. Mas no fim, nada foi provado contra o Judas Priest ou que a mesma tenha incentivado a prática de suicídio. Na verdade, as causas prováveis do suicídio eram que os adolescentes sofriam abuso, mas o escândalo marcou definitivamente a imagem da banda.
Killing Machine
Killing Machine de 1978 (lançado nos Estados Unidos com o nome Hell Bent For Leather) continuou o sucesso do Judas Priest, consolidando a banda nas paradas inglesas. O álbum mostrou que o Judas Priest estava mudando para um estilo mais comercial, no entanto, ainda continha os temas obscuros líricos de seus álbuns antecessores.British Steel
Dave Holland, ex-Trapeze, assumiu a bateria para o disco British Steel de 1980, considerado um dos discos mais influentes do Metal mundial na época, que teve pela primeira vez grande repercussão mundial, com hits como Breaking The Law, que possui um riff marcante, e Living After Midnight, que viraram hinos e de fácil assimilação, além de terem sido feitos videoclipes para essas músicas.Point of Entry
Lançado em 1981, Point of Entry continuou o sucesso do álbum anterior, tendo singles como Don't Go, Heading Out to the Highway e Hot Rockin.Screaming For Vengeance
O auge da carreira internacional da banda ocorreria com Screaming for Vengeance de 1982, com a clássica Electric Eye, obrigatória em qualquer show da banda, e o hit You've Got Another Thing Coming. Foi um álbum muito bem vendido nos Estados Unidos, além de alcançar boa posição na parada da Billboard 200.Defenders of the Faith
Com o lançamento de Defenders of the Faith em 1984, a banda continuou com seu sucesso mundial, sendo considerado um álbum clássico do Heavy Metal, com sons pesados, rápidos e harmônicos. Foram gravados videoclipes para as músicas "Freewheel Burning" e "Love Bites"Turbo
O álbum Turbo, lançado em 1986 tratou-se do mais polêmico da banda, que em busca de sonoridades mais atuais havia incorporado instrumentos eletrônicos. Apesar da imensa vendagem (movida pelos excelentes álbuns anteriores) o disco não foi bem aceito por crítica nem público. Turbo incorporava avanços técnico-instrumentais oitentistas à sonoridade do Priest (o mais marcante seria o uso de guitarras sintetizadas), mas soava prejudicado pela temática das letras e pela sonoridade muito comercial, incompatível com a história da banda. O próprio visual da banda durante o período, com roupas, cortes de cabelo, postura e a produção de palco da turnê assemelhava-se as de outras bandas da época, saindo de sua imagem original.
K.K. Downing em 1980
Ram it Down
O álbum seguinte, Ram It Down, de 1988 foi um retorno à sonoridade e ao visual característico da banda, porém é acusado por muitos de ser um ponto ainda mais baixo na carreira do Judas, aprofundando radicalmente todos os aspectos negativos de seu antecessor, sem contar, entretanto, com as virtudes deste (como performances menos inspiradas, segundo os críticos). Até hoje, apesar das veementes negativas da banda, cogita-se que parte das baterias usadas na mixagem final seja eletrônica.Painkiller e a saída de Halford
A volta por cima seria dada em 1990 com o excepcional Painkiller, um disco moderno, rápido e violento, que trouxe de volta à ativa o gênero Speed Metal que estava um pouco esquecido na época.Alguns fãs mais ortodoxos, não consideram "Painkiller" um álbum tão bom quanto os lendários Screaming For Vengeance e Defenders Of The Faith". Em algumas músicas, podemos perceber claramente a sonoridade típica do Judas Priest, como em "Night Crawler", "Leather Rebel","Battle Hymn"(esta última, instrumental). Mas em outros como a faixa título e "Metal Meltdown", vemos uma violência excessiva, muito pesado. Com o novo baterista Scott Travis, na ocasião também integrante do Racer X, a banda se apresentou no Brasil na segunda edição do Rock In Rio, não deixando ninguém parado na noite do Metal, em uma noite memorável junto com outros grandes nomes da cena como Megadeth e Queensrÿche, além do Sepultura "from Brazil".
Em 1992, Rob Halford abandonou a banda para montar o Fight que a princípio deveria ser apenas um projeto paralelo, após isso o Judas entrou em hiato indefinido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário